Bodas de casamento - O'live Joias .:. Joias em ouro 18K .:. (53)3028-0100

BLOG

Encontre aqui informações, dicas e muito mais sobre o mundo das jóias.

Blog Single

Bodas de casamento

9 de abril 2019

A tradição da comemoração das bodas, remonta à Alemanha medieval, onde em pequenos povoados, os casais que completavam 25 e 50 anos de união eram presenteados por amigos e vizinhos com coroas, que parabenizavam o casal e desejava boa sorte, além de reforçar o desejo que continuassem juntos por muito tempo. Aos 25, a coroa era de prata e aos 50, de ouro.

O termo boda tem sua origem no latim "vota" que significa "promessa". Boda é uma celebração do casamento, o nome é mais usado no plural: bodas, e se refere aos votos matrimoniais, feitos no dia do casamento. Para cada ano de bodas existe um material que representa a nova etapa, e já é uma celebração tradicional na cultura ocidental comemorar o aniversário de bodas.

Assim como o relacionamento que se fortalece dia a dia, as bodas do primeiro ao centésimo ano vão ganhando força e robustez, passando pela riqueza dos cristais, a força das árvores, o perfume das flores. O que começa no papel (bodas de um ano), vai até a solidez e o vigor do Jequitibá, que marca as bodas de cem anos. O nome da boda está relacionado a estabilidade da união, ou seja, quanto mais tempo de união mais resistente será o nome da boda.

Deixamos aqui algumas bodas para inspirar muitas comemorações:

1 ano de casamento – Bodas de Papel

O papel simboliza a fragilidade de uma relação ainda muito jovem, que precisa de delicadeza e sabedoria para continuar intacta e forte

2 anos de casamento – Bodas de Algodão

Assim como no 1º ano de casamento, significa a fragilidade do início do enlace.

3 anos de casamento – Bodas de Couro ou Trigo

O significado dos símbolos é simples: o primeiro representa o amadurecimento do casal, além da prosperidade e união. Já o segundo elemento simboliza a proteção que o contato diário proporciona. 

4 anos – Bodas de Flores ou Frutas

As flores e frutas representam a vitalidade e a fragilidade dos 4 anos de casamento. As flores são as eleitas porque simbolizam a necessidade de cuidado diário.

5 anos de casamento – Bodas de Madeira ou Ferro

Os cinco anos de casamento marcam a superação das diferenças e uma relação mais madura. Pode indicar, também, uma nova fazer a surgir. Sejam filhos, crescimento profissional ou até mesmo a troca da casa.

10 anos de casamento – Bodas de Estanho ou Zinco

O estanho é maleável, atributo dado aos casais que experimentam uma década convivendo lado a lado. Depois de conhecer todas as qualidades e defeitos do parceiro, é inevitável estarem suscetíveis a possíveis desentendimentos cotidianos mas, ao mesmo tempo, também aprenderam a ser flexíveis, aceitando todas as particularidades “menos fáceis” da personalidade do outro.

20 anos de casamento– Bodas de Porcelana

Para celebrar os 20 anos de união a porcelana vem relacionada a resistência, e mostra que o casamento está intacto mesmo com o passar dos anos e das dificuldades encontradas no caminho.

25 anos de casamento – Bodas de Prata

Junto com as bodas de ouro (50 anos), essas são as mais conhecidas porque representam um período bastante importante da relação. Os 25 anos são simbolizados pela prata, um material resistente e valioso. Aproveitem para uma renovação de votos especial, para trocar as alianças por novas ou para preparar aquela festa com familiares e amigos.

30 anos de casamento– Bodas de Pérola

As pérolas são formadas no interior das ostras e são frutos de uma transformação que acontece quando invasores se acomodam nestes moluscos. Essa ilustração mostra que, ao longo de três décadas, situações que se infiltraram no relacionamento foram superadas, fortalecendo o amor e o companheirismo da união.

40 anos de casamento – Bodas de Esmeralda

Conhecida pedra preciosa, a esmeralda é associada ao amor incondicional. Entre os egípcios, era denominada “guardiã do amor”. Aproveitem os 40 anos de união para uma bela comemoração a dois!

50 anos de casamento– Bodas de Ouro

Um dos metais mais valiosos, o ouro representa os 50 anos de união. Está associado a riqueza, rigidez e durabilidade. É comum que os casais celebrem a data com uma festa familiar e aproveitem para uma renovação dos votos.

 

Fonte:

http://www.euteamohoje.com.br/2015/03/tradicao-das-bodas-da-origem-aos-dias-de-hoje/

 

https://revista.icasei.com.br/bodas-de-casamento/

To Top