Anéis de Formatura - O'live Joias .:. Joias em ouro 18K .:. (53)3028-0100

BLOG

Encontre aqui informações, dicas e muito mais sobre o mundo das jóias.

Blog Single

Anéis de Formatura

13 de abril 2019

Chegar ao fim do curso é o momento mais aguardado para todos os formandos, é a concretização de uma fase importante, a transição de formando para formado.

Lindos e preciosos – tanto de pedra como em significado – os anéis de formatura são formados por uma pedra central e por símbolos nas laterais do aro, representando o curso de formação. São geralmente feitos em ouro (branco ou amarelo). Os anéis de formatura são a materialização da superação de uma etapa, mostra a vitória sobre um desafio e a realização de anos de estudos que agora é uma profissão. A tradição dos anéis de formatura tivera o primeiro registro em 1835, nos EUA na Academia Militar de West Point!

A tradição dos anéis de formatura pegou e com o passar dos anos foi se modernizando, hoje é muito comum ver joias personalizadas e cada vez mais sofisticadas. Como cada anel conta com uma pedra preciosa simbolizando o curso, precisamos entender o significado de cada pedra. Em resumo as pedras foram escolhidas de acordo com a energia que ela passa, com isso as pedras carregam diversos significados e crenças que se consolidam em diversas culturas.

Dentre as principais pedras associadas a cursos de formação estão:

 Safira Azul – Relacionada ao intelecto, criatividade e sabedoria. A cor azul também é conhecida por acalmar a mente e estimular a concentração, utilizada por profissionais de áreas relacionadas ao raciocínio, análise e criação.


Esmeralda – Relacionada a cura e proteção, em modos gerais está conectada a natureza, vida e renascimento. Está relacionada a área da saúde devido a tradições antigas acreditarem no seu poder de cura e restauração da saúde.

 Rubi – Essa pedra representa o dom da palavra escrita e falada, também representa a confiança, vitalidade e poder de liderança. Utilizada por cursos de direito e comunicação.


Ametista – Utilizado como amuleto de proteção, a pedra é associada a realeza e o clero, aplicada pela igreja católica como símbolo de devoção e humildade. Está relacionada a espiritualidade e a filosofia é utilizada por profissionais das ciências humanas e sociais.

 Água-Marinha – Pedra com tom azul esverdeado, na mesma gama marinha da esmeralda, a pedra é conhecida por ser protetora dos marinheiros, ligada a criatividade, intuição e emoções. Por isso, ela é associada a carreiras como Economia, Biologia, Oceanografia, Ciências Biológicas e Ciências Físicas.

 Turmalina Rosa - Por ser uma pedra vinculada a energia e vigor essa pedra está relacionada ao curso das Ciências Contábeis.

 Ametista - Gema associada a cura mental e à memória é relacionada a cursos da área de ciências humanas. Por exemplo: Teologia, Letras, Design de Moda, Assistente Social, Geografia, História, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências Sociais e Hotelaria e Turismo. Esse também é o anel de formatura para gastronomia.

 Topázio Amarelo - Remete à ideia de concentração e foi definida como a pedra do curso de Farmácia.

 Granada - Por conta de um congresso internacional que foi feito na cidade de Granada (Espanha) ficou definido que essa seria a gema do curso de  Odontologia.

 Onix - A pedra ônix remete a proteção física e ao autocontrole, por isso ela é atribuída a carreiras de Policiais, Detetives e Investigadores.

 

Fontes:

https://agf360.com.br/index.php/2018/01/16/a-cor-do-curso-de-formatura-saiba-a-cor-do-seu-curso-e-o-significado/https://tribunadoceara.uol.com.br/empregos/carreira/conheca-o-significado-de-cada-cor-dos-aneis-de-formatura/ . https://www.pratafina.com.br/blog/significado-e-tradicao-tudo-sobre-aneis-de-formatura/  . https://blog.waufen.com.br/anel-de-formatura-entenda-o-significado-das-cores/

To Top